quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Novos vírus ameaçam usuários de redes sociais e de mensagens instantâneas

A empresa de soluções de segurança Panda Security divulgou um relatório sobre novas ameaças aos usuários do Facebook e dos programas de mensagens intantâneas, como o Windows Live Messenger e o Yahoo. O documento destaca que, de olho na popularidade das redes sociais e de novos meios de comunicação, os cibercriminosos têm criado malwares voltados a enganar e a infectar vítimas na internet.

Um dos exemplos de malwares detectados pela Panda é o novo Trojan Asprox.N. Ele cria um e-mail para as potenciais vítimas informando que a conta do Facebook estaria sendo utilizada para destribuir spams. Segundo a mensagem falsa, o usuário deve acessar seu login e senha modificados, por meio de um arquivo anexado ao e-mail ("Facebook_details.exe"). Quando aberto, o Trojan abre um documento .doc para enganar o usuário enquanto usa todas as conexões do computador para enviar spams por meio da máquina.

Outro código descoberto foi o chamado Lolbot.Q, que é distribuído em comunicadores intantâneos, exibindo uma mensagem com um link malicioso. O link faz o downloas de um worm que rouba a senha do Facebook e impede que o usuário acesse sua conta. Em seguida, o usuário é redirecionado para uma página falsa dizendo que é necessário reativar a conta e preencher um questionário, que envia suas informações ao disseminador do vírus.

Nenhum comentário: