domingo, fevereiro 20, 2011

Visa vai permitir que smartphones substituam cartões de pagamento

No segundo semestre de 2011, a empresa de cartões Visa vai lançar um serviço de pagamentos por smartphones nos Estados Unidos. A novidade foi anunciada pela empresa durante o Mobile World Congress - evento de mobilidade que acontece em Barcelona - ao site Cnet. A companhia explicou que o sistema vai ser baseado na tecnologia wireless de curto alcance NFC (Near Field Communications) e inclui sistemas de proteção contra fraudes.

Um dos diferenciais do produto é que ele não exigirá que os aparelhos móveis sejam compatíveis com a tecnologia. Para isso, a Visa vai oferecer cartões microSD com a tecnologia que poderão ser inseridos no celular, os quais, automaticamente, terão acesso ao serviço. No caso do iPhone, a empresa está desenvolvendo uma contracapa especial com a tecnologia NFC.

O serviço exigirá também a instalação de um aplicativo chamado PayWave, que permitirá que os pagamentos sejam debitados do cartão do usuário ou descontados de uma conta pré-paga.

O sistema é considerado mais seguro do que cartões comuns de plástico, já que não pode ser clonado. O microSD gera respostas em tempo real, notificando o usuário de qualquer atividade suspeita. O usuário pode proteger o acesso ao aplicativo por meio de uma senha no celular.

Nenhum comentário: